quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Reflexões sobre o ser

Estudar Cesar Vallero para mim é uma experiência ímpar, pois é um grande pensador que não tinha nenhum contato anterior de seus escritos. Ao me inscrever neste curso fiquei surpreso ao adentrar a sala com o professor/palestrante Pedro Granados fazendo extraordinárias análises dos poemas de Vallero, mas de início me vi em um conflito, o conflito do entender a língua, mas logo me veio ao pensamento que as falas presentes nos escritos de Glissant, que nos convida a pensar que ao falarmos estamos diante de todas as línguas do mundo, nos toldando nas águas da poética de todo o mundo.

Sei que tenho muitas dificuldades de compreender a densa poesia de Vallero, mas estou me permitindo ser tocado por tão profundas percepções desse poeta e pensador que teve a ousadia de ser e pensar fora dos padrões de sua época, tornando-se atemporal.

[...] No queremos movilizar, por puro y desinteresado placer metafísico, nuestras fibras ontológicas. Estamos aquí ante um serio problema de la realidad, que concierne a la vida y a sus más cotidianos derechos, antes que  a la muerte y al trance misterioso de la muerte. Se nos puede suprimir de la vida, por error o negligencia profesional de los encargados de constatar la defución? […]. VALLERO, 1923, p. 118-119).

Neste fragmento podemos perceber seu espírito crítico diante das questões sociais de sua época, em "Los Enterrados Vivos", ele faz o alerta citado acima, convivando ou alertando para os problemas que a realidade de sua época estava provocando a morte ou ameaça de morte de pessoas, que era importante a consciência dos profissionais para evitar as negligências com os cuidados da vida.

Estudar este autor nos possibilita perceber o quanto ela já era sensível as questões sociais de sua época, falou de tudo em seus escritos, falou da natureza, dos seres humanos, das teorias, dos monumentos em diversas partes do mundo, falou sobre os diversos lugares em que esteve e das relações sociais que teve a oportunidade de estabelecer.

Sou grato por está participando desse curso, com o professor Granados e meus colegas de estudos, estou me permitindo sair do meus espaço de segurança, espaço de conforto e me toldar com outras histórias, outras possibilidades de ser e perceber o mundo!

Manoel Messias Feitosa Soares



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Caros Leitores! Abaixo trago-lhes a tradução feita por Floriano Martins referente ao Atlas Lírico da América Hispânica, PERU, na parte que t...