terça-feira, 9 de novembro de 2021

EROTISMO NA POESIA DE CESAR VALLEJO

RESUMO DE PESQUISA

EROTISMO NA POESIA DE CESAR VALLEJO

O erotismo em Cesar Vallejo percorre seus poemas de diversas formas. Seja pela representação explícita, seja pela construção metafórica através de escolhas lexicais. Dentre o grande acervo poético de Vallejo, pretendo apresentar a leitura de dois poemas: La cólera que quiebra al hombre en niños e Trilce LXXVII, adotando um olhar as palavras destacando a leitura erótica presente nos dois poemas.

O primeiro poema está permeado de escolhas lexicais sugestivas para o campo metafórico da relação entre erotismos e sexualidade, mas de forma velada, pautada no desejo, nas representações dos órgãos masculino e feminino que se entrelaçam per meio de uma convergência de oxímoros. O segundo poema não é diferente do primeiro quanto as escolhas lexicais, representativas ligadas a presença do “eu” e do “ela”, em uma dança sexual e com sinestesia que se abrem a cada verso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Caros Leitores! Abaixo trago-lhes a tradução feita por Floriano Martins referente ao Atlas Lírico da América Hispânica, PERU, na parte que t...